O final de semana de Carnaval começa com o tempo agitado: enquanto o Sul enfrenta temporais e alertas de tempestade, o Centro-Oeste lida com uma umidade “nas alturas”, preparando o terreno para uma semana de chuvas pesadas em Minas e Goiás.
Para os produtores do Noroeste e Centro-Oeste paranaense, o calor ganha força até domingo, com máximas de 31°C. Aproveite, pois a partir do dia 20 uma massa de ar mais fria deve derrubar as temperaturas. São esperados temporais isolados entre hoje (13) e amanhã (14), de 20 a 30 milímetros.
Fique atento à janela de tempo firme que abre entre os dias 15 e 23 de fevereiro. É o momento ideal para reformas de cerca, limpeza de pasto e aplicações que dependem de sol. A chuva só volta com força pesada na virada para março.
Confira a previsão completa com o meteorologista Arthur Müller:
Mato Grosso: Cáceres e região
O “Pantanal” de Cáceres enfrenta um dia de vapor e chuva. A sexta-feira será de temporais fortes. A umidade do ar está altíssima, batendo os 99%.
Com máximas entre 31°C e 33°C e essa umidade elevada, o índice de conforto térmico do gado fica prejudicado. Garanta sombra e água fresca para evitar que o rebanho sofra com o calor abafado.
Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!
Mapa de acumulados e tendências (próximos 7 dias)
O corredor de umidade se reorganiza, trazendo chuvas estratégicas para o interior. No sul do Paraná e Santa Catarina, o alerta é para volumes acima de 100 milímetros. Cuidado com o manejo em áreas de terra nua ou reforma de pasto, pois o risco de erosão é alto.
Em Goiás e Triângulo Mineiro, o sol predomina agora, mas prepare o cocho! A partir de segunda ou terça (16/17), as águas voltam com tudo, podendo somar 100 milímetros na semana.
No Rio Grande do Sul, temporais avançam pela metade norte. Há alertas de vendavais que podem atingir estruturas de fazenda.
Orientação ao produtor
A estratégia para este Carnaval deve focar em infraestrutura e prevenção. Em Campo Mourão (PR), por exemplo, organize a equipe para iniciar a aplicação de herbicidas ou reformas de solo a partir de domingo (15). Essa janela de 8 dias de sol é preciosa para o sucesso do serviço.
Com a previsão de temporais de verão (rápidos e fortes) em Cáceres e MG, verifique se as coberturas dos cochos de sal mineral e proteinado estão firmes. O desperdício de suplemento por umidade é prejuízo direto no bolso.
Com o alerta laranja de tempestades para o norte gaúcho, evite deixar o gado em áreas de baixada com risco de enchentes repentinas e redobre o cuidado com árvores isoladas que podem atrair raios.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.


