A raça Brangus foi o principal destaque do Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo) em 2025. Dados divulgados pela Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC) mostram que a raça registrou crescimento de 17% no número de avaliações na comparação com 2024, liderando a expansão entre os grupos genéticos acompanhados.
No total, o Promebo contabilizou 45.476 avaliações ao longo de 2025, incluindo informações de desmama, sobreano, ultrassonografia e análises genômicas. O volume representa aumento de 2,6% em relação ao ano anterior.
“Observamos um crescimento muito significativo da raça, inclusive nos registros, o que demonstra seu potencial de adaptação às condições brasileiras e a forte expansão registrada recentemente. Nos últimos dez anos, o Brangus cresceu, em média, 10% ao ano, e de 2024 para 2025 esse incremento chegou a 17%”, afirma Laerte Rochel, coordenador do Promebo, em comunicado.
Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!
Ferramenta para a tomada de decisão
Para Rochel, o desempenho da raça está ligado à adoção do Promebo como base para a seleção genética dentro das propriedades. “Isso mostra que o trabalho idealizado há cerca de 50 anos pelo zootecnista Luiz Alberto Fries ganha cada vez mais importância. O programa de seleção é fundamental para orientar a escolha das matrizes e indicar os melhores acasalamentos”, destaca Rochel.
Reflexo do cenário do campo
Apesar do avanço do Brangus, o coordenador explica que o crescimento geral do número de avaliações foi mais moderado em 2025, reflexo das mudanças no uso do solo e da redução da atividade pecuária em algumas regiões, com a expansão das lavouras.
Ainda assim, ele avalia que o setor vive um momento de retomada. “Percebemos a pecuária entrando em uma nova fase, de maior valorização e relevância. O crescimento observado de 2024 para 2025 já é um sinal disso, e a expectativa é de que 2026 apresente um desempenho ainda melhor”, conclui.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.


