ZCIT traz temporais para o Norte e Matopiba; veja a previsão

Na previsão do tempo desta quinta-feira (12), o cenário climático entra em uma fase de transição importante: a ZCAS começa a perder força, abrindo uma janela estratégica de sol no Sudeste, enquanto a ZCIT (Zona de Convergência Intertropical) assume o protagonismo no topo do mapa, despejando volumes expressivos no Norte e Nordeste.

Na região de Campo Florido (MG), no Triângulo Mineiro, o radar indica pressa. Entre hoje (12) e os dias 15 e 16 de fevereiro, é a oportunidade de ouro para acelerar manutenções e manejos que exigem solo seco.

Já entre os dias 17 e 22 de fevereiro, as chuvas voltam com força total. Para a segunda quinzena de fevereiro até o início de março, os acumulados podem atingir 200 milímetros.

Confira a previsão do tempo com o meteorologista Arthur Müller:

Em Vilhena (RO), a umidade é a regra para os próximos dias. A atuação da ZCIT traz chuvas fortes para a cidade de hoje até sábado.

Com o céu nublado e a chuva, as máximas não passam dos 30°C. Isso significa gado com baixo estresse térmico e pastejo ativo durante todo o dia. Essa condição se estende para o Acre e boa parte do Pará.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Mapa de acumulados (próximos 5 dias)

A umidade se concentra na faixa Norte, enquanto o Sudeste ganha fôlego. No Norte do Maranhão, Piauí e Pará, os volumes ficam acima de 100 milímetros. Excelente para o vigor das forrageiras, mas exige atenção com enxurradas em áreas de baixada.

Rondônia e no Acre também superam os 100 milímetros. Umidade garantida para o solo, porém o pecuarista deve monitorar o aparecimento de fungos em pastos muito densos e fechados. No Triângulo Mineiro, tempo predominantemente firme no curto prazo. Momento ideal para reforma de cercas e limpeza de bebedouros.

Orientação ao produtor

A gestão climática desta semana exige foco em duas frentes. No Triângulo Mineiro, priorize atividades que dependem de solo seco. Se tiver adubação de cobertura pendente ou transporte de lotes, faça até o dia 16. Os 200 milímetros previstos para a virada da quinzena podem causar atoleiros e dificultar o acesso aos pastos.

Com acumulados passando de 100 milímetros em Vilhena e no Matopiba, monitore a saúde do casco (pododermatite). Além disso, reforce a proteção dos cochos; suplemento mineral empapado gera desperdício e perde a atratividade para o gado.

Aproveite a umidade no Norte para observar a eficiência da drenagem nos piquetes e evitar áreas de compactação que acumulem água.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.

Rolar para cima