Verão terá chuvas acima da média sob influência do La Niña, diz meteorologista

Foto: Reprodução/Giro do Boi.

O verão, que tem seu início oficial em 21 de dezembro, será marcado por um período chuvoso estendido e com volumes acima da média nas principais regiões produtoras do Brasil Central.

Em entrevista ao Giro do Boi, o meteorologista Artur Miller confirmou que a influência do fenômeno La Niña está consolidada e deve prolongar a estação úmida até o final da estação, o que é altamente favorável para o desenvolvimento de lavouras e pastagens.

A La Niña tende a ser mais benéfica, garantindo que o período chuvoso se estenda até março.

Confira:

Chuva acima da média e atuação da ZCAS

A previsão para o verão (janeiro e fevereiro) aponta para um cenário de alta umidade, favorecido pela atuação da ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul). Nos meses de janeiro e fevereiro, os mapas indicam chuva acima da média no Centro-Oeste, Sudeste e Matopiba.

Antes, na semana do Natal, a chuva se canalizará no Centro-Oeste e no Sudeste, com a ZCAS atuando de forma mais efetiva. O meteorologista também faz alerta para regiões como o Vale do Araguaia e o Xingu, que devem receber volumes altíssimos, podendo superar 300 milímetros no mês.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Previsão imediata e cuidados no campo

Nos próximos dias, as áreas do Sul e Sudeste devem ficar atentas aos volumes de precipitação. Neste final de semana, estados como o Paraná e São Paulo terão o retorno da chuva, com acumulados entre 100 a 150 milímetros, o que pode prejudicar os trabalhos no campo.

Com a regularidade da chuva, o produtor deve monitorar o risco de excesso de umidade, que pode favorecer doenças fúngicas nas lavouras e doenças parasitárias no gado. A recomendação é aproveitar as janelas de tempo firme para realizar os trabalhos em campo.

A situação do solo está mais otimista, com áreas de Mato Grosso do Sul e Triângulo Mineiro já apresentando boa umidade.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.

Rolar para cima