O 1º Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar Nelore Pelagens resultou na contratação de quatro reprodutores pelas centrais Genex e Accelerated Genetics. A prova foi conduzida na Vitrine Tecnológica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com liderança da Agropecuária da Mata e da Naviraí Agropecuária e participação da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).
Entre os machos, o campeão foi Eros FIV de Naviraí (CSCQ 680). O segundo colocado foi Épico FIV de Naviraí (CSCQ 689). Nas fêmeas, a campeã foi Cereja (LETP 502) e a segunda colocada, Babilônia (LETP 448).
Segundo Lydio Cosac de Faria, idealizador da prova, o teste atende a uma demanda do setor. “Diante da crescente demanda por proteína animal e da necessidade de produzir mais sem ampliar áreas, é fundamental identificar animais mais eficientes, produtivos e funcionais. As provas de eficiência alimentar e a ultrassonografia complementaram esse conjunto de dados”.
Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!
Critérios técnicos e mercado
A avaliação teve 70 dias, com análise de ganho de peso, peso ao sobreano, perímetro escrotal, biótipo e características de carcaça por ultrassonografia. O teste utilizou a tecnologia Vytelle para mensurar consumo individual e calcular o Consumo Alimentar Residual (CAR).
A professora da UFU, Carina Ubirajara Bernardes, afirma: “A Prova de Desempenho e Eficiência Alimentar do Nelore Pelagens permitiu identificar animais geneticamente superiores para velocidade de crescimento, rendimento e acabamento de carcaça”.
Para William Xavier, da Accelerated Genetics, a eficiência alimentar é central na seleção. “Hoje, a eficiência alimentar, especialmente o Consumo Alimentar Residual, é uma das características mais relevantes, pois não se trata apenas de ganhar peso, mas de transformar alimento em carne”.
O superintendente técnico da ABCZ, Luiz Antonio Josahkian, destaca: “A adoção de novas tecnologias para a obtenção de novos fenótipos, como a eficiência alimentar, torna-se estratégica para o desenvolvimento da pecuária”.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.


