Sindan alerta para irregularidades em medicamentos veterinários

Foto: Canva.

O aumento de promoções e do volume de compras em março levou a um alerta sobre a circulação de medicamentos veterinários de origem desconhecida no Brasil. O aviso é do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan), que orienta atenção durante períodos de maior movimento no comércio físico e digital.

Levantamento do Sindan indica que 64% dos veterinários afirmam que identificar produtos irregulares em relação aos originais é quase impossível. O dado aponta dificuldade no controle e na verificação da procedência dos itens disponíveis no mercado.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Dimensão do mercado

O setor de saúde animal movimenta cerca de 12 bilhões de reais por ano no país. Segundo a entidade, entre 10% e 15% dos medicamentos veterinários consumidos podem ser irregulares, incluindo produtos falsificados, contrabandeados ou sem registro.

Riscos para produção e consumo

Os produtos irregulares podem afetar a saúde dos animais e a produtividade no campo. Há também impacto potencial na segurança dos alimentos destinados à população.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.

Rolar para cima