E aí, turma de Rondônia! A notícia de hoje é um verdadeiro exemplo de que tamanho não é documento quando o assunto é capricho e gestão! Uma novilhada deu um show de acabamento em Rolim de Moura, atingindo as 13,3 arrobas com muita juventude. É a prova de que a parceria entre marido e mulher, aliada à criatividade no campo, transforma pequenas áreas em grandes negócios!
Assista ao vídeo abaixo e confira essa história inspiradora!
O gado mereceu destaque no Giro pelo Brasil desta terça-feira, 20 de janeiro de 2026. O tradicional quadro do Giro do Boi mostra que a excelência da pecuária brasileira nasce em propriedades de todos os tamanhos, desde que haja dedicação e tecnologia.
Esse exemplo de sucesso vem do pecuarista Vareci Eduardo Nascimento e de sua esposa, Dona Cleuza, da Chácara Três Irmãos, em Rolim de Moura (RO). O casal comanda pessoalmente o manejo de uma propriedade diversificada de apenas 20 hectares, que além do gado de corte, produz galinhas, frangos caipiras e peixes da espécie Tambaqui.
Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!
Quem apresentou essa história e atestou a qualidade dos animais foi o gerente da unidade da Friboi de Rolim de Moura (RO), Matheus Roz. Ele destacou o desempenho de um lote de 19 novilhas, que passaram por um período de 60 dias de trato com ração peletizada:
- Peso médio: 200 kg (13,33 arrobas).
- Maturidade: 100% do lote entre 0 e 2 dentes (animais super precoces).
- Acabamento de gordura: 70% do lote atingiu os graus 2+ (mínimo) e 3 (mediano).
A estratégia do Sr. Vareci é inteligente: ele faz a desmama em outra propriedade em Alto Alegre dos Parecis e traz as bezerras para a chácara, onde o manejo é mais facilitado e feito pelo próprio casal. Matheus Roz destacou ainda a criatividade do produtor, que transformou um tanque velho (que antes servia de bueiro) em uma “tuia” (depósito) para armazenar a ração, mostrando que a inovação muitas vezes nasce da necessidade de otimizar recursos.
Essa parceria entre o Sr. Vareci e a Dona Cleuza, que comandaram juntos até o embarque das novilhas, reforça a importância da agricultura e pecuária familiar para o desenvolvimento da região e para a entrega de um produto padronizado e de alta qualidade.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.


