Produzindo Certo: ferramenta já garante escoamento e crédito para 10 mil fazendas

A Produzindo Certo acaba de atingir uma marca histórica: 10 mil fazendas monitoradas, totalizando mais de 8 milhões de hectares certificados como sustentáveis. Assista à entrevista abaixo e confira os detalhes deste grande serviço para a pecuária brasileira.

Esse avanço coloca a empresa, especializada em inteligência socioambiental, como uma das principais pontes entre produtores rurais, indústrias alimentícias e instituições financeiras.

Segundo Paulo Costa, médico-veterinário e gerente de pecuária da empresa, a Produzindo Certo atua como “guardião das boas práticas agropecuárias”, garantindo que os dados das fazendas estejam em dia com leis como o Código Florestal e a legislação trabalhista.

Escoamento e crédito facilitados com sustentabilidade comprovada com a Produzindo Certo

A Produzindo Certo funciona como uma aliada estratégica para o produtor rural. Foto: Divulgação

A Produzindo Certo funciona como uma aliada estratégica para o produtor rural. O relatório socioambiental gerado em cerca de uma hora inclui diagnóstico, plano de ação, escore de sustentabilidade e recomendações.

Ele é usado por grandes indústrias e bancos para selecionar fornecedores e liberar crédito rural com taxas melhores, de acordo com as diretrizes do Plano Safra.

Hoje, o sistema da Produzindo Certo já é adotado por empresas como ADM, Bunge, Cargill, Unilever, Danone, Nestlé, Mars, Rabobank, Sicredi e Itaú, que contratam os serviços da empresa para validar critérios socioambientais nas fazendas de suas cadeias de suprimento.

Tecnologia e inteligência artificial a serviço do campo

A plataforma da Produzindo Certo passou por avanços importantes. Antes, a análise levava até sete dias. Hoje, com monitoramento remoto, banco de dados cruzado e uso crescente de inteligência artificial, o tempo caiu para apenas uma hora.

A próxima etapa é integrar IA para validar automaticamente imagens de campo, como tanques de defensivos e alojamentos.

A ferramenta permitirá que técnicos homologados, treinados por cooperativas e bancos, capturem fotos diretamente no campo, acelerando ainda mais o processo. A visita presencial, no entanto, segue obrigatória, especialmente para checagens estruturais e conformidade trabalhista.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Mais do que rastreabilidade: acesso real a mercados

Criada como ONG em 2004 com o nome Aliança da Terra, a Produzindo Certo virou empresa em 2019 e vem crescendo com solidez.

Em 2024, a organização abriu sua primeira rodada de investimentos, levantando R$ 10 milhões. Os recursos estão sendo aplicados na evolução da plataforma, rede de técnicos homologados e expansão comercial.

Além do Brasil, a Produzindo Certo já atua também no México, Paraguai, Colômbia e Argentina, ampliando o impacto de sua metodologia.

Diagnóstico, ação e resultado

Cada fazenda monitorada pela Produzindo Certo passa por um protocolo rigoroso. Além da checagem documental e por satélite, técnicos visitam a propriedade, gerando um laudo técnico completo.

Esse laudo já começa a ser reconhecido como comprovação válida para acesso ao crédito rural com taxas reduzidas — um passo fundamental para viabilizar a sustentabilidade no bolso do produtor.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.

Rolar para cima