Uma grande inovação na pecuária brasileira acaba de ser anunciada. A Embrapa Rondônia depositou um pedido de patente para um novo indutor de ovulação para bovinos, o Promov.
O produto se mostrou mais eficiente que os similares do mercado, aumentando em 9% a taxa de prenhez de vacas submetidas à Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF). Com esse resultado promissor, a Embrapa busca agora parceiros da iniciativa privada para a finalização e comercialização do produto.
O Promov é resultado de uma combinação inédita de dois hormônios já conhecidos na reprodução bovina: a prostaglandina e o GnRH. O novo insumo combina os dois em uma única dose, aplicada por injeção intramuscular, da mesma forma que o GnRH convencional.
O pesquisador Luiz Francisco Pfeifer, que coordenou o desenvolvimento, destaca que a inovação foi testar a sinergia dos dois princípios ativos em um só fármaco.
Eficiência comprovada em larga escala

A pesquisa para desenvolver o Promov foi rigorosa. Os pesquisadores realizaram 12 experimentos, analisando um total de mais de 1,5 mil vacas para entender o mecanismo de ação e avaliar a fertilidade.
Nos testes, o grupo de controle, que recebeu o protocolo convencional de IATF com GnRH, teve 56% de vacas prenhas. Já o grupo que recebeu o novo produto da Embrapa registrou um resultado bem superior: 62% de animais fecundados.
Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!
Segundo Pfeifer, esse aumento de 9% é significativo para uma fazenda de cria que utiliza a IATF como principal forma de manejo reprodutivo. O ganho em prenhez se traduz em mais bezerros e maior rentabilidade para o produtor.
A prostaglandina, que geralmente é aplicada dias antes para preparar o animal, foi incluída na formulação do Promov para atuar como adjuvante na indução da ovulação.
Parceria para levar a inovação ao campo

Com a patente já solicitada, a Embrapa está buscando empresas para o codesenvolvimento e licenciamento do produto. As companhias interessadas em levar essa tecnologia inovadora para o mercado podem entrar em contato com a equipe da Embrapa Rondônia.
Essa parceria é crucial para que o Promov possa se tornar uma ferramenta disponível para todos os produtores, ajudando a elevar a eficiência e a produtividade da pecuária de corte e de leite no Brasil.
O desenvolvimento da nova ferramenta demonstra, mais uma vez, o papel fundamental da pesquisa agropecuária brasileira em gerar soluções práticas e de alto impacto para o produtor rural.
A tecnologia é um caminho sem volta para o setor, e inovações como o Promov são a prova de que o futuro da pecuária passa pela ciência.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi.