Mercado de sêmen bovino cresce em 2025 e projeta ciclo de alta na cria até 2028

Tanque com sêmen congelado. Foto: Ronaldo Rosa/Embrapa Amazônia Oriental

O setor de genética bovina respira novos ares em 2026. Após a turbulência enfrentada em 2022 e 2023, o mercado de sêmen consolidou sua retomada com um volume expressivo de vendas.

Segundo dados da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia), o Brasil comercializou cerca de 19 milhões de doses em 2025, superando os 17,5 milhões do ano anterior e sinalizando que o pecuarista voltou a investir pesado na base do rebanho.

Para Fernando Velloso, diretor da Asbia e proprietário da CRIO Central Genética, o movimento é um reflexo direto do ciclo pecuário. Com a valorização do preço do bezerro e do boi gordo, o produtor sente-se estimulado a utilizar tecnologias que aceleram a produção. “Quando o preço do bezerro é bom, o estímulo para a cria é imediato”, afirma o especialista.

O protagonismo das raças taurinas

O crescimento de 10% no segmento de corte em 2025 teve “puxadores” específicos. A demanda por genética de qualidade para programas de carne premium e cruzamento industrial impulsionou raças europeias, como Angus e Brangus, que registraram avanço superior a 20% nas vendas.

A busca por precocidade, marmoreio e padronização de carcaça para protocolos como o 1953 continua sendo o motor dessas raças.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

IATF: de melhoramento genético a gestão de custos

Uma das mudanças mais profundas na pecuária moderna é a percepção do valor da Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), que permite um aumento de 5% a 10% na eficiência do rebanho.

Velloso destaca que o custo da prenhez via inseminação pode ser de 20% a 25% menor do que manter touros para monta natural. A tecnologia permite programar o nascimento dos bezerros para os melhores meses de pastagem, facilitando o manejo da fazenda.

Perspectivas para 2026-2028

O otimismo para os próximos três anos é sustentado pela expectativa de preços firmes para o bezerro. A tendência é que a inseminação deixe de ser um investimento sazonal e se consolide como uma rotina operacional obrigatória.

Com o mercado em expansão, o planejamento da compra de doses e a reserva de protocolos devem ser feitos com antecedência para garantir a genética desejada e melhores preços de insumos.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.

Rolar para cima