Manejo inteligente: o segredo para o bezerro crescer com saúde e virar arroba

Pecuaristas, o segredo para uma pecuária de sucesso está em cada detalhe do manejo. Uma das estratégias que tem ganhado força é a desmama superprecoce, que permite acelerar o ciclo de produção e transformar bezerros em arrobas com mais rapidez. 

Fábio Cazerta, pecuarista de Porto Esperidião (MT), planeja apartar os bezerros das vacas aos três meses de idade e quer saber qual a quantidade ideal de ração para que os animais cheguem a 13 arrobas para o confinamento.

Nesta resposta no programa Giro do Boi, o zootecnista Tiago Felipini, especialista em nutrição animal, explica que a nutrição e a adaptação ao cocho são os pilares para o sucesso do manejo inteligente. Confira:

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Desmama superprecoce: do cocho ao confinamento

O plano de Fábio Cazerta, de fazer uma desmama superprecoce aos três meses, exige uma nutrição estratégica para que o bezerro se desenvolva com saúde. O zootecnista Tiago Felipini explica que o ideal é que os animais estejam consumindo até 2 kg de ração por dia no momento da desmama.

Para isso, o pecuarista deve:

  • Início gradual: Fornecer ração de forma gradual para que os bezerros se adaptem.
  • Ajuste da dosagem: Aumentar a dose gradativamente até a média de consumo diário chegar a 2 kg por cabeça.

Após a desmama, a nutrição deve ser aumentada de forma gradativa, até chegar a 4,5 kg de ração por dia, o que é um excelente consumo para animais com pastejo.

O segredo da engorda: animal adaptado ao cocho

O objetivo do manejo inteligente é que os animais cheguem ao confinamento com 13 arrobas (390 kg) e já estejam adaptados ao cocho. Um animal adaptado consome mais ração e, consequentemente, engorda mais, o que aumenta o potencial de resposta no ganho de peso.

Tiago Felipini ressalta que um bezerro bem nutrido e adaptado ao cocho desde cedo tem um grande potencial de resposta. Com essa estratégia, o pecuarista consegue encurtar o ciclo de produção, otimizar o ganho de peso e garantir que os bezerros se transformem em arrobas com saúde e rentabilidade.

Tem dúvidas? Envie sua pergunta

Você também pode obter resposta à sua pergunta sobre qualquer dúvida que tiver na fazenda.Basta acessar este link https://novidades.canalrural.com.br/giro-do-boi, preencher com seus dados e enviar sua dúvida.

Rolar para cima