O boletim meteorológico para janeiro de 2026 aponta um cenário de chuvas volumosas nas principais áreas produtoras do Brasil. O fenômeno é acompanhado por anomalias de temperatura que indicam maior nebulosidade no Centro-Sul, amenizando o calor excessivo, enquanto o estado do Pará entra em estado de atenção devido à previsão de déficit hídrico.
Segundo o meteorologista Arthur Müller, para o pecuarista e o agricultor, o mês será de muita umidade no Mato Grosso, Rondônia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Triângulo Mineiro e interior de São Paulo. Esses acumulados são fundamentais para o vigor das pastagens e o fechamento do ciclo da soja.
Confira:
Destaques regionais e alertas de curto prazo
As condições climáticas variam consideravelmente entre as bacias produtoras, exigindo estratégias distintas de manejo:
Em Vilhena (RO), os acumulados podem superar os 200 milímetros nos próximos 30 dias. Em Canarana (MT), após o dia 15, os volumes de 40 a 50 milímetros/dia podem dificultar a colheita da soja, mas favorecem o plantio do milho safrinha.
Municípios como Lins (SP) e o Triângulo Mineiro terão tempo firme nos próximos 5 a 6 dias, sendo a última oportunidade para trabalhos em campo antes do retorno das chuvas pesadas entre 10 e 20 de janeiro.
O próximo final de semana exige atenção redobrada no RS, SC e PR devido à formação de um ciclone extratropical, que pode trazer temporais severos a partir de sexta-feira (9).
Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!
Alerta crítico: déficit hídrico no Pará
Embora janeiro seja tipicamente chuvoso na Região Norte, a previsão acende um sinal vermelho para o Pará. Regiões como Santarém e Altamira devem registrar precipitações abaixo da média.
Temperaturas no sul paraense podem atingir os 40°C, elevando o risco de a estação seca chegar antecipadamente e deixar o solo com baixo estoque de água. O interior nordestino segue a tendência de tempo quente e seco, com alto risco de incêndios florestais.
Planejamento estratégico para a Safra 26/27
O meteorologista alerta para uma mudança importante nos fenômenos climáticos globais: o fim do La Niña e o provável retorno do El Niño em setembro de 2026.
Este cenário traz um risco elevado para o início da próxima safra. A previsão é de ondas de calor intenso, com temperaturas que podem chegar a 43°C. A recomendação é cautela extrema no plantio: semear logo após a primeira chuva pode ser fatal para a lavoura, pois o calor excessivo pode “cozinhar” a semente no solo caso a umidade não esteja plenamente consolidada.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.


