Frente fria leva temporais para o Centro-Sul; confira previsão

Foto: Pixabay.

Na previsão do tempo desta terça-feira (13), o destaque é a movimentação de uma frente fria que atua como gatilho para temporais no Centro-Sul, preparando o terreno para a formação de um novo corredor de umidade persistente na próxima semana.

No interior baiano, na região de Capim Grosso (BA), o calor continua sendo o grande desafio para o gado, com máximas variando entre 33°C e 34°C. Por lá, o pecuarista precisa de paciência. O volume esperado entre os dias 18 e 22 de janeiro é baixo, variando de 20 a 30 milímetros.

A boa notícia vem para o fechamento do mês. O cenário melhora na última semana de janeiro e primeira de fevereiro, com o retorno de chuvas mais consistentes para o sertão baiano.

Confira a previsão completa com o meteorologista Arthur Müller:

Centro-oeste: alerta de temporais em Mato Grosso

O avanço da frente fria traz instabilidade severa para o estado. Em Rondonópolis (MT), atenção total para esta terça-feira. Há risco elevado de temporais e rajadas de vento intensas. Na quarta (14) e quinta (15), o tempo começa a estabilizar com chuvas passageiras e calor de 33°C.

Já Mato Grosso do Sul está na rota direta do sistema, o que garante chuvas volumosas nos próximos dias, auxiliando no vigor das pastagens.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Previsão regional para os próximos 5 dias

A distribuição da chuva se concentra onde o sistema frontal encontra o calor. Em São Paulo e sul de Minas, volumes elevados devido à concentração da frente fria. Já Acre e Rondônia recebe entre 20 e 25 milímetros, com chuvas típicas de verão que não travam as operações de campo.

No Matopiba e Pará, umidade estável (20 a 25 milímetros), favorecendo a manutenção do verde nos pastos.

Alerta para a próxima semana: nova ZCAS

Os modelos meteorológicos apontam para a formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) a partir da próxima segunda-feira (19). Este fenômeno cria um corredor de umidade que traz chuvas volumosas e, principalmente, persistentes para o Sudeste e Centro-Oeste.

O pecuarista deve se antecipar ao excesso de lama em currais e garantir o escoamento ou abastecimento antes que as estradas vicinais sofram com os acumulados elevados.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.

Rolar para cima