Ciclone extratropical traz chuvas ao Sudeste; confira a previsão

Foto: Pixabay.

Na previsão do tempo desta quinta-feira (29), o destaque é a formação de um sistema de baixa pressão que promete mudar o ritmo da lida no Sul e Sudeste, enquanto o “fogo” do sol desafia os produtores do interior baiano.

Em Capim Grosso (BA), prepare-se para “dias de fogo”, com as máximas oscilando entre 33°C e 35°C nos próximos 30 dias. Embora exista uma previsão de chuvas isoladas (entre 15 a 20 milímetros) entre este final de semana e o início da próxima, o período continuará predominantemente quente e seco.

Chuvas mais volumosas e expressivas só devem chegar na segunda quinzena de fevereiro. Até lá, o foco total deve ser a hidratação do rebanho e a disponibilidade de sombra para evitar perdas de peso por estresse térmico.

Na região estratégica da Fronteira Oeste, o calor persiste, mas a umidade traz alívio em forma de temporais previstos para esta quinta, sexta (30) e sábado (31). O tempo volta a firmar no domingo, com máximas estabilizadas na casa dos 32°C, o que favorece o rebrotamento das pastagens naturais do Pampa.

Confira a previsão do tempo com o meteorologista Arthur Müller:

Alerta de ciclone extratropical (sexta a segunda)

A formação de um ciclone extratropical entre o litoral do Sul e do Sudeste vai canalizar umidade para boa parte do corredor produtivo do Brasil central. Em São Paulo, Minas Gerais e partes do Centro-Oeste, espera-se entre 50 e 60 milímetros em um intervalo de 5 dias.

Este sistema será fundamental para a reposição da capacidade de campo (umidade no solo). Além disso, a nebulosidade associada ao ciclone trará um alívio térmico importante para o gado confinado e de leite.

Panorama regional: Norte e Mato Grosso

No Oeste de Mato Grosso, Rondônia e Centro-Sul do Pará, as chuvas serão esparsas e não devem ultrapassar os 30 milímetros. Esta é a janela de ouro para os trabalhos de campo, como manejos de pasto e roçadas, além de reformas de cercas e manutenção de currais. A logística de transporte de gado e insumos também fica mais facilitada, com estradas mais firmes.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Orientação ao produtor

O clima dita as prioridades de manejo para o fechamento de janeiro. Em Capim Grosso, a pequena chuva prevista não refrescará o ambiente. Monitore o comportamento do gado. Se houver ofegação excessiva, avalie o fornecimento de eletrólitos na água.

A chegada das chuvas via ciclone é o momento ideal para planejar adubações de cobertura. A umidade constante garantirá que o fertilizante seja bem aproveitado pelas forrageiras. Não se acomode com o tempo firme. Aproveite para adiantar o cronograma de infraestrutura antes que as chuvas pesadas típicas de fevereiro retornem.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.

Rolar para cima