Centro-Sul tem alerta para 150 milímetros de chuva; veja previsão

Na previsão do tempo desta terça-feira (3), o cenário climático é de alerta máximo para boa parte do corredor central e sudeste do país. A instalação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) criou uma “ponte de umidade” que despeja volumes torrenciais, exigindo do produtor uma gestão rápida para evitar que a lama e os temporais tragam prejuízo para a engorda.

Em Rio do Pires (BA), no interior da Bahia, a situação ainda exige cautela no planejamento forrageiro. A previsão é de um alívio passageiro com máximas de 25°C na próxima semana, mas o calor volta logo para a casa dos 30°C.

Por lá, o cenário é de alerta, com a previsão de pancadas isoladas (10 a 15 milímetros), com um acumulado mensal entre 60 e 80 milímetros. Para a recuperação real de pastos e açudes na região, o ideal seria ultrapassar os 100 milímetros. Mantenha a estratégia de suplementação de seca.

O interior paulista está no “olho do furacão” da ZCAS nesta semana. Terça e quarta-feira (4) com risco elevado de rajadas de vento e queda de granizo. A instabilidade severa vai até quinta-feira (5), com chuvas persistentes que podem dificultar o operacional da fazenda até o domingo.

Confira a previsão completa com o meteorologista Arthur Müller:

Previsão regional: onde a água “vai sobrar”

O corredor de umidade está despejando volumes críticos em áreas de alta densidade bovina. Sul de Goiás, Sul de Mato Grosso, Triângulo Mineiro e São Paulo, os acumulados podem chegar acima de 150 milímetros em apenas 5 dias. O risco é altíssimo para solo encharcado, atoleiros em estradas de terra e lama nos currais.

No Matopiba e região Norte, a previsão é de chuva bem distribuída e constante, o que é excelente para a manutenção da capacidade de campo e o vigor do capim. Já na região Centro-Norte, a umidade constante promove o alívio térmico, essencial para o consumo de matéria seca e bem-estar animal.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Orientação ao produtor

A gestão climática desta semana foca na logística e na preservação dos insumos. Com 150 milímetros de água, o acesso aos cochos vira um desafio. Monitore o acúmulo de lama para evitar que o gado deixe de comer por dificuldade de acesso. Se necessário, utilize cascalho ou mude o cocho de lugar para áreas mais altas.

A chuva persistente estraga o sal mineral e a ração. Garanta que as coberturas dos cochos estejam em dia para evitar o “empedramento” da ureia e o desperdício de dinheiro. Vale lembrar que a combinação de calor e umidade constante favorece a absorção de nitrogênio e potássio. Aproveite para realizar adubações de cobertura.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.

Rolar para cima