Associação Mundial de Buiatria debate saúde dos rebanhos e segurança alimentar

Pela primeira vez na história, a Associação Mundial de Buiatria, entidade focada na medicina dos bovinos, é presidida por um latino-americano, o médico veterinário Ricardo Jordão, do Instituto Biológico de São Paulo.

A eleição do brasileiro, que representa o Brasil e seus 230 milhões de cabeças de gado, é um coroamento da liderança global do país em pecuária. A associação, que reúne 72 nações e mais de 1 bilhão de cabeças de gado, debate temas cruciais como o diagnóstico, a prevenção e o tratamento de enfermidades que acometem os rebanhos, essenciais para a saúde única — saúde animal, humana e ambiental.

Em entrevista ao Giro do Boi, Jordão destacou que seu papel é equilibrar a discussão, trazendo a experiência da América Latina para auxiliar outros países. O Brasil serve como uma “universidade” para nações que buscam erradicar ou controlar doenças como a febre aftosa. A Buiatria é fundamental para garantir a segurança alimentar, pois um animal saudável e produtivo contribui com um alimento de qualidade.

Confira a entrevista completa:

Brucelose, tuberculose e o risco silencioso

O presidente da Associação Mundial de Buiatria alerta que, após a aftosa, a brucelose e a tuberculose são as doenças mais importantes a serem combatidas no rebanho brasileiro.

Ambas são zoonoses, o que significa que podem ser transmitidas para os humanos, comprometendo a saúde, inclusive a reprodutiva. O aumento do consumo de leite e queijo artesanal não pasteurizado eleva o risco de contaminação, tornando a erradicação dessas doenças uma prioridade.

O diagnóstico e o controle dessas enfermidades são simples e baratos. Jordão defende que a certificação de propriedade é um dos pontos mais importantes, e o produtor deve realizar os testes não apenas por obrigação legal, mas para proteger sua família e seus clientes. A prevenção é sempre muito mais barata e segura do que o tratamento posterior.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Tecnologia e capacitação global para o setor

A Buiatria é um campo dinâmico que busca constantemente inovações. O Brasil será palco do 15º Congresso Brasileiro de Buiatria em Fortaleza, que reunirá especialistas de todo o mundo para debater as novidades em técnicas cirúrgicas, controle de doenças e vacinas. O país, que já é pioneiro em número de cabeças, deve ser pioneiro em todas as áreas da medicina veterinária.

Para fortalecer a saúde dos rebanhos globalmente, Ricardo Jordão pretende criar um banco de dados mundial de médicos veterinários, segmentado por especialidade. Essa iniciativa facilitará a troca de experiência entre profissionais e auxiliará na busca por especialistas em diversas áreas, desde melhoramento genético até qualidade do leite.

O recado final para o criador é investir em planejamento e buscar a orientação de um veterinário para garantir uma estação de monta bem-sucedida.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.

Rolar para cima