Chuvas de até 100 milímetros garantem umidade no Pará; Matopiba e Brasil Central somam 80 milímetros

Foto: Unsplash.

Na previsão do tempo desta quinta-feira (18), o destaque climático é a consolidação das chuvas no “coração” produtivo do Brasil. O volume de umidade ganha força no Matopiba e no Pará, trazendo alívio térmico e garantindo o vigor das pastagens para este fechamento de ano.

Em São Félix do Xingu, na região central do estado do Pará, a notícia é muito positiva. Nos próximos 30 dias, e com foco principal nos próximos 10, os acumulados somam pelo menos 80 milímetros, podendo chegar a 100 milímetros.

Devido ao bom volume de chuva, as máximas devem oscilar de forma amena, entre 27°C e 30°C. Essa umidade é fundamental para manter o vigor das pastagens, garantir a reserva de água no solo e aliviar o calor característico da região.

Confira a previsão do tempo com o meteorologista Arthur Müller:

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Previsão regional e acumulados

A dinâmica das chuvas se espalha pelas principais zonas produtoras do país. Nos próximos cinco dias, volumes significativos de chuva (entre 50 e 80 milímetros) são esperados para o Mato Grosso, Goiás, Tocantins e o Centro-Sul do Maranhão. Essa regularidade é o que o produtor precisa para o manejo forrageiro de verão.

Em Lins (SP), no interior de São Paulo, o sol brilha nesta quinta-feira. Porém, o pecuarista deve ficar atento, pois na sexta (19) e no sábado (20) a chuva volta à região, ajudando a estabilizar a umidade do solo após os períodos de calor.

A chuva também chega ao norte do Pará, com acumulados previstos entre 30 e 40 milímetros nos próximos 5 dias.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.

Rolar para cima