Na previsão do tempo desta quarta-feira (17), o avanço de uma nova frente fria traz uma mudança brusca no tempo. Além de canalizar umidade para o Centro-Oeste e o Matopiba, o sistema carrega uma massa de ar frio que provocará uma queda de temperatura atípica para esta época do ano no Sudeste e no Sul do Mato Grosso do Sul.
Na região de Novo Cruzeiro, em Minas Gerais, os próximos dias serão de chuvas passageiras devido à frente fria, com acumulados entre 20 e 30 milímetros. Chuvas mais robustas, acima de 50 milímetros, são esperadas apenas na virada do ano e primeira semana de 2026.
Na semana do Natal, o calor volta com força, com as máximas retornando ao patamar de 34°C a 35°C.
Confira a previsão completa com o meteorologista Arthur Müller:
Alerta de temporais e frio atípico
O avanço da frente fria exige atenção do produtor para dois fenômenos distintos. Em Querência (MT), a quarta-feira será de sol com chuvas passageiras, mas o alerta acende para quinta (18) e sexta-feira (19), quando há condições severas para temporais.
Como a frente fria é acompanhada por uma massa de ar frio, a temperatura diminui consideravelmente no Sul, São Paulo, sul de Minas e sul de Mato Grosso do Sul. Nesta quarta e quinta-feira, as mínimas podem ficar abaixo de 15°C, um valor baixo para dezembro.
Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!
Chuvas no coração do Brasil e Matopiba
Nos próximos 5 dias, a umidade se concentra em áreas estratégicas para a produção. Goiás e Tocantins terão boas chuvas, com acumulados passando dos 50 milímetros. No Pará, destaque para as regiões de Altamira e São Félix do Xingu, que também devem registrar volumes acima de 50 milímetros, favorecendo a recuperação das pastagens.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.


