O abate de bovinos em Mato Grosso atingiu 1,83 milhão de cabeças no primeiro trimestre de 2026, segundo dados do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), com base no Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea). O volume representa aumento de 6,70% em relação ao mesmo período de 2025.
O resultado foi influenciado pelo maior envio de machos aos frigoríficos. No período, foram abatidas 899,29 mil cabeças, alta de 15,66% na comparação anual.
Já o abate de fêmeas somou 935,25 mil cabeças, com leve recuo de 0,70%.
Mudança na composição do rebanho
A participação de vacas no total de abates caiu de 54,78% no primeiro trimestre de 2025 para 50,98% em 2026. No mesmo intervalo, a participação de machos passou de 45,22% para 49,02%.
O movimento indica mudança na composição dos abates e sinaliza retenção de fêmeas ao longo do ano.
Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!
Projeção para o valor da produção
O Imea projeta crescimento no Valor Bruto de Produção (VBP) da bovinocultura de corte em Mato Grosso em 2026. A estimativa para o VBP total da agropecuária do Estado é de R$ 208,35 bilhões, com queda de 2,18% em relação a 2025.
Na pecuária, a previsão é de aumento de 6,87%, com VBP de R$ 42,10 bilhões, o equivalente a 20,21% do total estadual.
A projeção considera valorização da arroba do boi gordo ao longo do ano. O cenário envolve retenção de fêmeas e demanda por animais terminados. A tendência para 2026 é de ajuste na oferta, com impacto nos preços e no desempenho da atividade.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.


