Norte entra em alerta para chuva e Brasil Central ganha trégua

Foto: Unsplash.

Na previsão do tempo desta quinta-feira (26), enquanto o Brasil Central começa a desenhar janelas de sol, a Região Norte e o Tocantins seguem sob o domínio da umidade persistente. O cenário é de fartura para o capim, mas de alerta máximo para a logística e a sanidade do rebanho, que enfrentará solos saturados nas próximas semanas.

Na região de Nova Olinda, no norte tocantinense, as temperaturas ficam estáveis entre 22°C e 30°C. A chuva continua, mas em volumes que ainda permitem a lida no campo nesta semana.

Já entre os dias 1º e 5 de abril, os acumulados podem atingir os 100 milímetros. Esse volume deve saturar o solo e prejudicar o tráfego em estradas de terra. Após uma breve trégua na segunda semana, o mês fecha com mais 150 milímetros. O acumulado mensal deve bater os 250 milímetros.

Garanta o abastecimento de suplemento mineral, proteinado e diesel agora. Não espere o pico de chuvas de abril para solicitar entregas, pois o risco de atoleiros em estradas vicinais é altíssimo.

Confira a previsão do tempo completa com o meteorologista Arthur Müller:

Monitoramento regional: Rondônia e Norte Geral

Em Ji-Paraná (RO), calor abafado de 30°C com risco de trovoadas frequentes de hoje até o final de semana. Com a combinação de calor e alta umidade, o índice de descargas elétricas em Rondônia é elevado. Mantenha o gado afastado de cercas de arame e árvores isoladas durante as tempestades vespertinas.

Praticamente todos os estados da região Norte verão acumulados superiores a 70 milímetros nos próximos 5 dias, mantendo a umidade necessária para a safrinha de grãos e a rebrota das pastagens.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Mapa de acumulados críticos (próximos 5 dias)

O excesso de água no Norte contrasta com as janelas de sol que começam a aparecer no Brasil Central:

Região Volume Previsto Impacto na Pecuária
Norte do TO Chuva constante Solo saturado; excelente para rebrota, mas difícil para logística
Ji-Paraná (RO) Trovoadas diárias Atenção com o gado em áreas abertas e cercas de arame
Estados do Norte > 70 mm em 5 dias Manutenção da umidade para cultivos de safrinha e pastos

Orientação ao produtor

  1. Estratégia em Nova Olinda (TO): aproveite os próximos dias de chuvas leves para realizar manutenções urgentes em cercas e currais. Os 250 milímetros previstos para abril garantem um pasto exuberante para a entrada da seca (o famoso “seguro forrageiro”), mas exigirão paciência com a lama no manejo diário.
  2. Sanidade em Rondônia: a umidade e o calor de 30°C são o “paraíso” para moscas e carrapatos. Reforce o protocolo sanitário e monitore a infestação nos lotes de recria para evitar perda de desempenho por estresse parasitário.
  3. Manejo de cocho no Norte: com chuvas frequentes, verifique se as coberturas dos cochos estão íntegras. O suplemento molhado estraga rápido e o gado rejeita, o que é prejuízo direto no Ganho Médio Diário (GMD).

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.

Rolar para cima