O cenário para a abertura de março desenha um Brasil de contrastes: o corredor de umidade (ZCAS) continua “estacionado” sobre o Matopiba e o Brasil Central, enquanto o Oeste de Mato Grosso vive dias de calor intenso e chuvas mais esparsas.
Para os pecuaristas de Campos Lindos, na região norte do Tocantins, o mês será de muita água e exige estratégia. O acumulado para os próximos 30 dias é de impressionantes 250 milímetros. O solo está em níveis excelentes de umidade, garantindo o vigor das pastagens.
Para vacinação, reformas de cerca ou abastecimento de cochos, as melhores janelas de tempo firme ocorrem neste próximo final de semana (07 e 08/03) e entre os dias 05 e 10 de março. As máximas devem ser confortáveis entre 28°C e 30°C, o que favorece o desempenho metabólico do gado.
Já o Mato Grosso vive duas realidades distintas nesta semana. Em Cáceres, no oeste do estado, segunda (2), terça (3) e quarta-feira (4) devem ser de calor forte, entre 32°C e 33°C. A chuva aparece, mas em volumes baixos, exigindo atenção redobrada com a hidratação do rebanho. Diferente do oeste, o leste de MT, o norte de Goiás e o Matopiba enfrentam volumes críticos, com previsão de mais de 150 milímetros em apenas 5 dias.
Confira a previsão completa com o meteorologista Arthur Müller:
Tendência de acumulados e impactos (próximos 5 dias)
O corredor de umidade continua despejando grandes volumes em áreas estratégicas para a produção de carne. No Norte de Goiás e no Matopiba, o risco é alto devido ao solo saturado, o que pode causar dificuldade total de acesso e travar a logística de transporte de gado.
No leste de Mato Grosso, a chuva volumosa ajuda na manutenção do vigor das pastagens, mas o pecuarista deve ficar atento ao desperdício de suplemento no cocho. Já em Campos Lindos (TO), as chuvas rítmicas de 15 a 20 milímetros por dia funcionam como “chuvas agrícolas”, sendo ideais para a rebrota rápida do capim após o pastejo.
Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!
Orientação ao produtor
- Agilidade em Campos Lindos (TO): Use a janela entre 05 e 10 de março para “fazer estoque” nos depósitos de sal dos pastos e realizar manejos que exijam curral seco. Não espere a chuva apertar novamente para movimentar o gado.
- Manejo sanitário no Matopiba e leste de MT: Com acumulados acima de 150 milímetros, a lama é o inimigo. Redobre o cuidado com a higiene dos bezerros (prevenção de doenças respiratórias) e retire preventivamente o gado de áreas de baixada sujeitas a alagamentos.
- Hidratação em Cáceres (MT): Com o calor de 33°C e chuvas menos frequentes, verifique a limpeza dos bebedouros. O consumo de água aumenta drasticamente sob estresse térmico, e água suja reduz o ganho de peso.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.


