A semana começa com uma transição importante nos mapas: enquanto o Sul respira com um alívio pontual nas temperaturas, o corredor de umidade ganha corpo no coração do Brasil, trazendo volumes que exigem atenção redobrada com a logística e o manejo de cocho.
Para os produtores do oeste paranaense, o momento é de estratégia. Em Cascavel, as máximas ficam confortáveis entre 28°C e 30°C. Há um leve aquecimento previsto apenas para a virada da quinzena.
A frente fria que passou trouxe entre 10 e 15 milímetros. Embora o volume seja baixo, é um alento para o déficit hídrico recente. O “pé no acelerador” deve ser na colheita e na logística de grãos. Aproveite o tempo firme até o dia 15, pois a segunda quinzena de fevereiro promete chuvas muito mais volumosas e frequentes.
Confira a previsão completa com o meteorologista Arthur Müller:
Na região de Primavera do Leste, o clima dita o ritmo do bem-estar animal. Após um final de semana de sol, o tempo fecha. O risco é alto de temporais na terça (10) e quarta-feira (11).
A boa notícia é que a nebulosidade e a chuva vão derrubar as máximas para 26°C. Isso garante um excelente desempenho para o gado, que terá mais horas de pastejo efetivo sem sofrer com o estresse do calor.
Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!
Mapa de acumulados (próximos 5 dias)
O volume de água será expressivo no corredor produtivo, redesenhando as prioridades na porteira. Em Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e no Matopiba, os acumulados devem girar entre 50 e 100 milímetros. O alerta aqui vai para o solo encharcado, que aumenta o risco de atoleiros e dificulta o acesso aos cochos para o trato diário.
No Pará e em Rondônia, a previsão também é de 50 a 100 milímetros, o que é extremamente positivo para a manutenção do vigor das pastagens e para manter os níveis dos bebedouros naturais em dia. Já no interior de São Paulo, a chuva deve superar os 50 milímetros, marcando uma importante recuperação da umidade do solo após um período mais seco.
Orientação ao produtor
O clima da semana pede agilidade e prevenção. Antecipe a movimentação de caminhões e insumos em Cascavel (PR). Não deixe para a segunda quinzena o que pode ser feito agora sob tempo firme.
Com 100 milímetros previstos em Mato Grosso e Goiás, o desperdício de suplementação é o maior inimigo. Verifique as coberturas dos cochos e evite que a ração fique exposta, prevenindo a fermentação e a perda de aditivos.
Já a volta da chuva em bom ritmo no interior paulista abre a janela perfeita para adubações de cobertura. Se você tem áreas de pastagens degradadas, o momento de nutrir o solo é agora para aproveitar a umidade.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.


