Ciclone traz alerta de 150 milímetros de chuva no MS; confira previsão

Foto: Pixabay.

O mês de fevereiro começa com um cenário de alerta meteorológico severo. A atuação de um ciclone extratropical no litoral está “puxando” a umidade da Amazônia e travando um corredor de chuvas torrenciais sobre o coração produtivo do Brasil, o que exige decisões rápidas na gestão da fazenda.

Na região de Mairi (BA), no interior baiano, o foco ainda é a resistência ao calor. As máximas seguem castigando o rebanho, oscilando entre 34°C e 35°C. O alívio térmico só é esperado para a segunda semana de fevereiro.

A previsão é de pancadas isoladas na virada do mês, mas a chuva “grossa” (acumulados de 50 a 70 milímetros) só chega na segunda quinzena. No total dos próximos 30 dias, Mairi deve atingir os 100 milímetros, volume essencial para preparar o solo para março.

Confira a previsão completa com o meteorologista Arthur Müller:

Pantanal e fronteira: Cáceres (MT)

Na região de Cáceres, a semana começa “pesada”, com previsão de muita chuva e risco de temporais entre hoje e amanhã (3). As máximas, que hoje batem os 33°C, caem drasticamente na quarta-feira (4) para 27°C. Essa queda traz um alento térmico fantástico para o gado, favorecendo o consumo de matéria seca e o ganho de peso.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Alerta máximo: Mato Grosso do Sul e Sudeste

Atenção redobrada para quem está nestas regiões, pois o volume de água será crítico. Em apenas 5 dias, a chuva pode ultrapassar os 150 milímetros em Mato Grosso do Sul e partes do Sudeste (SP e MG).

Este volume torrencial pode causar enchentes em áreas de baixada e atoleiros severos. O manejo de cocho e o transporte de gado serão os pontos mais prejudicados.

Orientação ao produtor

O clima severo deste início de fevereiro dita as prioridades na porteira. No caso do MS e Sudeste, que têm previsão de 150 milímetros em 5 dias, verifique imediatamente se seus estoques de sal e ração estão em locais altos e protegidos da umidade. Evite agendar embarques de carretas se as estradas de terra da sua região costumam ceder; o risco de atoleiros com gado embarcado é alto.

Em Cáceres (MT), aproveite a queda de temperatura para 27°C na quarta-feira para realizar vacinações, pesagens ou identificação de animais. O bem-estar animal será maior e o estresse do manejo, menor.

Em Mairi, o produtor ainda precisa gerir o estresse térmico por mais uma semana. Garanta água limpa e fresca para as matrizes; a hidratação correta é a única forma de manter a produção de leite para os bezerros neste calor de 35°C.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.

Rolar para cima