Chuvas de 300 milímetros beneficiam Lucas do Rio Verde (MT) e MS tem alívio após calor de 38°C

Na previsão do tempo desta terça-feira (27), o cenário climático para esta virada de mês é extremamente favorável para a maior parte das regiões produtoras. A grande notícia é o fim do “veranico” no Mato Grosso do Sul e a chegada das chamadas “chuvas agrícolas” no Mato Grosso, que são o combustível perfeito para o ganho de peso a pasto.

Na região de Lucas do Rio Verde (MT), as mínimas seguem estáveis em 21°C. Fique atento a uma maior oscilação nas máximas entre os dias 1 e 6 de fevereiro, mas logo o termômetro volta a se estabilizar na casa dos 29°C.

O acumulado do mês deve superar os 300 milímetros, mas o destaque é a forma como essa água cai. A previsão não indica temporais isolados agressivos (acima de 20 milímetros por dia). Isso significa que teremos chuvas mansas, que garantem uma infiltração lenta e eficaz no solo, evitando erosões e lixiviação de nutrientes.

Confira a previsão do tempo com João Nogueira:

Região do Matopiba: Balsas (MA)

O interior do Maranhão vive a consolidação do período chuvoso. Terça, quarta (28) e quinta feira (29) terão céu nublado e pancadas frequentes. Na quinta-feira, a máxima atinge os 31°C. Essa combinação de calor e umidade é excelente para o crescimento forrageiro, mas exige atenção redobrada com a proliferação de moscas e carrapatos.

A umidade finalmente alcança áreas que estavam sob forte estresse térmico. No Mato Grosso do Sul, o retorno das chuvas traz um alívio estratégico após a onda de calor escaldante da semana passada. É o momento de a pastagem “respirar” e retomar o crescimento.

SP e MG mantêm volumes altos, garantindo que a capacidade de campo (umidade do solo) permaneça no nível ideal para este verão. Acre e Amazonas seguem com chuvas constantes e reposição hídrica elevada, enquanto no Maranhão e Piauí, o avanço da umidade consolida o plantio e a renovação de pastos no sertão nordestino.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Orientação ao produtor

O clima desta semana dita as prioridades de manejo na fazenda. Em Lucas do Rio Verde, as chuvas de até 20 milímetros por dia são o cenário dos sonhos para adubações de cobertura. O risco de o adubo ser “lavado” pela enxurrada é mínimo. Aproveite para nutrir o solo e maximizar a produção de massa.

No Mato Grosso do Sul, o retorno da umidade após um período de seca e calor extremo cria o ambiente perfeito para a eclosão de ovos de parasitas. Fique atento ao rebanho.

Com máximas de 31°C e alta umidade na região do Matopiba, a sensação térmica pode ser desconfortável. Garanta que o gado tenha acesso a áreas sombreadas para evitar queda no consumo de matéria seca.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.

Rolar para cima