Frente fria traz temporais ao Sudeste e projeta 300 milímetros em Mato Grosso

Foto: Pixabay.

O destaque da semana na previsão do tempo é o avanço de uma frente fria que atua como um verdadeiro “motor” de umidade, organizando temporais sobre o Sudeste e Centro-Oeste, garantindo a reposição hídrica necessária para o pleno vigor das pastagens.

Em Juína (MT), na região noroeste mato-grossense, as máximas serão confortáveis para o gado, variando entre 27°C e 30°C. O volume ganha muita força na virada do mês. Espera-se mais de 100 milímetros nos próximos dias, podendo ultrapassar a marca dos 300 milímetros no acumulado de 30 dias.

Essa condição mantém a capacidade de campo (umidade ideal) do solo, garantindo que o capim continue crescendo em ritmo acelerado para a engorda do gado.

Confira a previsão do tempo com o meteorologista Arthur Müller:

Alerta de temporais para Triângulo Mineiro e Sudeste

A frente fria que sobe do Sul atinge o Sudeste com força neste início de semana. Em Uberaba (MG), a segunda (19) e a terça-feira (20) marcadas por temporais severos.

Na quarta (21), a chuva persiste de forma mais mansa, mas contínua. As máximas despencam para a casa dos 24°C a 27°C, melhorando significativamente o conforto térmico do rebanho.

O alerta é maior para o Centro-Sul de Minas e Leste de São Paulo, onde o volume acumulado será alto, exigindo manejo rigoroso da lama nos currais e áreas de trato.

A umidade se espalha democraticamente pelas principais áreas de cria e recria. Goiás, Rondônia e Pará terão cerca de 50 milímetros bem distribuídos, favorecendo a rebrota vigorosa. Na região do Matopiba, as chuvas também chegam na casa dos 50 milímetros, trazendo segurança para o produtor.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Orientação ao produtor

Com a projeção de 300 milímetros em 30 dias no Mato Grosso e Rondônia, o foco deve ser a logística interna. A recomendação é monitorar o estado das estradas vicinais e pontes para não ter problemas no escoamento ou recebimento de insumos, além de verificar a drenagem dos cochos de sal e suplemento para evitar desperdício por umidade.

No Sudeste, os temporais previstos para Uberaba e região trazem o risco de incidência de raios e ventos fortes. Certifique-se de que o gado tenha acesso a áreas seguras e evite manejos em troncos metálicos durante as tempestades.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.

Rolar para cima