Na previsão do tempo desta quinta-feira (15), o destaque é o forte contraste climático no Brasil. Enquanto o Norte e o Centro-Oeste enfrentam o auge das chuvas, uma massa de ar frio atípica para o verão ameaça derrubar os termômetros no Sul e Sudeste.
Em Vilhena (RO), as máximas sofrem uma queda acentuada nos próximos 15 dias, estabilizando entre 24°C e 25°C. A previsão é de alta umidade no radar, com acumulados que podem atingir 300 milímetros em 30 dias.
A nebulosidade e as temperaturas amenas eliminam o estresse térmico, favorecendo o ganho de peso tanto no pasto quanto no confinamento.
Confira a previsão completa com o meteorologista Arthur Müller:
Frio atípico e geada em pleno Janeiro
Uma frente fria avançará com intensidade incomum para esta época do ano, exigindo atenção com o rebanho. No Mato Grosso do Sul e interior de São Paulo, as mínimas podem despencar para 15°C na próxima semana, uma mudança brusca que pode afetar animais sensíveis.
Na região Sul, há risco real de geada nas áreas de altitude da Serra Gaúcha e Catarinense. É fundamental abrigar bezerros recém-nascidos contra a hipotermia.
Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!
Previsão regional e acumulados (próximos 10 dias)
O corredor de umidade ganha força e se estabiliza sobre o coração do Brasil. O Brasil Central (MG, GO, MT) terá chuvas de 100 a 150 milímetros. A intensidade das chuvas na semana que vem pode paralisar as atividades de campo e colheita.
Matopiba e Acre também esperam entre 100 e 150 milímetros, garantindo a manutenção do vigor das pastagens. Já em Altamira (PA), chuvas passageiras até sexta; no final de semana, o estado entra na rota de temporais severos.
Orientação ao produtor
No Centro-Oeste e Matopiba, a palavra de ordem é antecipação. O produtor deve aproveitar os próximos dias de sol para acelerar pulverizações e reformas de cercas, avançar com a colheita da soja onde o grão estiver pronto e revisar drenagem de currais, pois o excesso de lama será inevitável na semana que vem.
No Sul, o foco deve ser o conforto térmico. Mudanças bruscas de temperatura são gatilhos para doenças respiratórias em bezerros. Monitore de perto os lotes de maternidade.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.


