Ciclone no sul e leva umidade estratégica para MS, SP e Triângulo Mineiro

Foto: Pixabay.

Na previsão do tempo desta segunda-feira (12), o cenário meteorológico da semana é ditado pela formação de um ciclone extratropical no Sul, que funcionará como o principal motor para a redistribuição da umidade em direção ao Sudeste e Centro-Oeste brasileiro.

Em Uruguaiana (RS), as máximas ficam na casa dos 30°C até o final de janeiro. No entanto, o pecuarista deve se preparar para a primeira semana de fevereiro, quando o calor aperta e os termômetros podem atingir 35°C a 36°C.

Embora o centro-norte do Rio Grande do Sul receba os volumes mais pesados, Uruguaiana terá acumulados significativos entre sábado e domingo, superando os 60 milímetros. A projeção para 30 dias é excelente para a manutenção das pastagens, com volumes beirando os 200 milímetros.

Confira a previsão completa com o meteorologista Arthur Müller:

Previsão regional: o caminho da frente fria

A frente fria associada ao ciclone vai organizar o canal de umidade, levando chuvas para regiões que precisavam desta regularidade. Em Alta Floresta (MT), são esperados temporais fortes são esperados nesta segunda. Atenção para a queda de raios e rajadas de vento, com máximas de 30°C.

No Mato Grosso do Sul, a previsão é de aproximadamente 50 milímetros de chuvas bem distribuídas em todo o estado, favorecendo o manejo de pasto, enquanto o interior paulista e mineiro recebe entre 40 a 50 milímetros.

Acre, Rondônia e oeste de MT manterá os volumes elevados (acima de 50 milímetros), mantendo o solo com ótima saturação hídrica.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Alerta ao pecuarista

O ciclone extratropical exige cuidado redobrado no Rio Grande do Sul. Além da chuva, o fenômeno traz risco de rajadas de vento e queda brusca na pressão atmosférica, o que demanda atenção com as estruturas da fazenda (telhados e galpões) e com o conforto térmico do rebanho.

Por outro lado, a chegada desta umidade ao Sudeste e ao Sul de Goiás será fundamental para garantir o vigor do pasto no fechamento deste primeiro ciclo de janeiro, assegurando que o gado continue ganhando peso de forma constante.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.

Rolar para cima