Na previsão do tempo desta sexta-feira (9), o cenário climático é de alerta total para a metade sul do país devido à formação de um sistema de baixa pressão agressivo, enquanto no Mato Grosso a preocupação passa a ser o excesso de umidade para as operações de colheita.
Em Nova Mutum (MT), as máximas sobem até o final de semana, chegando a 31°C ou 32°C. Na sequência, os termômetros ficam mais amenos (27°C a 28°C) devido à cobertura de nuvens.
Por lá, o pecuarista e o agricultor devem se preparar para semanas muito chuvosas. O volume mensal pode somar de 250 milímetros a 300 milímetros em 30 dias. Este volume é excelente para o enchimento de grãos da soja, mas o excesso de chuva na segunda quinzena de janeiro pode “travar” as máquinas, prejudicando o início da colheita e o plantio da safrinha.
Confira a previsão completa com o meteorologista Arthur Müller:
Ciclone extratropical e frente fria
Atenção redobrada para os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e também para o Mato Grosso do Sul. Entre esta sexta-feira e domingo (11), a formação de um ciclone extratropical na costa da região Sul coloca os produtores em alerta máximo.
Em Bataguassu (MS), sexta e sábado ainda terão chuvas típicas de verão. No domingo, o avanço de uma nova frente fria traz temporais severos. As máximas caem para 30°C no início da semana.
Alerta para rajadas de vento intensas e queda de granizo, que podem danificar estruturas e estressar o rebanho. Apesar dos riscos, a chuva será volumosa, o que é fundamental para a recuperação das pastagens após os picos de calor recentes.
Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!
Previsão regional para os próximos 5 dias
A umidade continua consolidada na faixa norte e central do país. Em Rondônia, no Acre e no Oeste de Mato Grosso, os volumes estimados superam os 50 milímetros, mantendo o período chuvoso consistente.
Já no Matopiba e em Goiás, a tendência é de crescimento: as chuvas ganham força ao longo da próxima semana, marcando o retorno de volumes mais robustos para essas regiões, o que favorece diretamente o rebrote do capim e o desenvolvimento das lavouras.
News Giro do Boi no Zap!
Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.


