Ciclone extratropical ameaça o sul com temporais e empurra umidade para o sudeste

Na previsão do tempo desta quinta-feira (8), o cenário meteorológico exige atenção redobrada na metade sul do continente devido a um sistema de baixa pressão agressivo, enquanto o Norte do Brasil desfruta de uma janela climática excelente para a engorda a pasto.

Em São Félix do Xingu (PA), as máximas são muito favoráveis e estáveis, entre 28°C e 30°C, nos próximos 30 dias. O acumulado mensal deve atingir os 200 milímetros, mas com uma distribuição excelente. São esperadas chuvas diárias entre 10 e 15 milímetros.

Essa regularidade é o “cenário dos sonhos” para o pecuarista paraense, pois mantém a umidade do solo no ponto para as pastagens sem causar atoleiros que paralisem o trânsito ou os trabalhos de manejo no curral.

Confira a previsão do tempo completa com o meteorologista Arthur Müller:

Alerta no sul: formação de ciclone extratropical

Atenção total para os produtores de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. O clima muda drasticamente a partir de sexta-feira (9). Um ciclone extratropical se forma entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul neste final de semana.

O sistema traz alto risco de temporais severos, rajadas de vento e queda de granizo. É recomendável abrigar animais jovens e revisar coberturas de galpões.

Na próxima semana, este ciclone funcionará como uma engrenagem, empurrando o corredor de umidade para cima. São esperadas chuvas acumuladas entre 50 e 70 milímetros para São Paulo, Minas Gerais e Goiás em um intervalo de apenas 5 dias.

Acompanhe todas as atualizações do site do Giro do Boi! Clique aqui e siga o Giro do Boi pela plataforma Google News. Ela te avisa quando tiver um conteúdo novo no portal. Acesse lá e fique sempre atualizado sobre tudo que você precisa saber sobre pecuária de corte!

Previsão para o Norte e Mato Grosso

A umidade continua consolidada nas principais áreas de cria e recria: Para o Acre e Rondônia, a previsão é de continuidade do regime de chuvas intensas, mantendo os reservatórios e pastos em plena capacidade.

Na porção oeste mato-grossense, os volumes previstos são mais moderados, somando entre 30 e 40 milímetros nos próximos 5 dias, o que permite o avanço de reformas de cercas e outras infraestruturas.

News Giro do Boi no Zap!

Quer receber o que foi destaque no Giro do Boi direto no seu WhatsApp? Clique aqui e entre na comunidade News do Giro do Boi 2.

Rolar para cima