Na previsão do tempo desta terça-feira (6), o cenário climático exige atenção máxima em duas pontas do país. Enquanto a formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) consolida o período chuvoso no Brasil Central, o Sul se prepara para a passagem de um ciclone extratropical que trará instabilidade severa.
Em Campos Novos (SC), o produtor catarinense deve se preparar para uma mudança brusca no tempo. Após o frio do último final de semana, o calor voltou com força. Nesta quinta (8) e sexta-feira (9), as máximas já retornam para a casa dos 32°C.
No próximo final de semana, a formação de um ciclone extratropical sobre a região Sul trará temporais severos. Entre sexta e domingo, são esperados pelo menos 70 milímetros de chuva. No acumulado de 30 dias, a região deve somar mais de 200 milímetros, o que garante uma excelente reserva de umidade para o rebrote e manutenção das pastagens.
Confira a previsão com o meteorologista Arthur Müller:
ZCAS: o corredor de umidade no Brasil Central
A Zona de convergência do Atlântico Sul (ZCAS) está em plena atividade, canalizando a umidade da Amazônia para o Sudeste e Centro-Oeste. Em Rondonópolis (MT), a semana segue instável com temporais frequentes. As máximas oscilam entre 28°C e 30°C, aliviando o calorão.
O corredor de umidade leva chuvas volumosas para Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e Mato Grosso, além do sul do Tocantins e do Pará. A previsão geral é de 50 a 70 milímetros, mas em pontos isolados os acumulados podem facilmente ultrapassar os 100 milímetros em apenas 5 dias.
Alerta para o Norte
Os modelos meteorológicos indicam um ponto de atenção especial para o extremo Norte. No Acre e em Rondônia, os acumulados devem ser muito pesados, podendo passar dos 100 milímetros em 5 dias.
Embora a umidade seja benéfica para o capim, o excesso já começa a dificultar os trabalhos de rotina na fazenda e a prejudicar o tráfego nas estradas vicinais para o escoamento da produção.


